quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mentiras



De acordo com o famoso site Wikipedia, mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade e, na maioria das vezes, espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. O ato de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado um "mentiroso".

Para Eugênio Mussak, no texto Mentira tem pernas curtas, diversas correntes definem o ato de mentir. “A psicologia explica a mentira pelo mecanismo de defesa, a sociologia pela busca do poder, a filosofia pela imperfeição humana e a religião pela compulsão ao pecado. As explicações, entretanto, quase nunca justificam a mentira ou desculpam o mentiroso”.

Independente da definição, mentira é algo que faz mal, principalmente para a pessoa que recebe essa mentira como uma verdade e vive uma ilusão baseada em palavras e atos falsos. Muitas vezes a mentira é dita por aquele que é covarde e tem medo de enfrentar a realidade. Este fala com tanta convicção, que acredita em suas próprias mentiras. E pior, acredita que mente tão bem, que acha que nunca será desmascarado.

O que, sinceramente, eu não entendo é por que as pessoas mentem? Será que isso é uma doença? Ou elas sentem prazer em enganar os outros? Afinal, geralmente quem é enganado não tem culpa e nunca fez nada de mal para tal pessoa agir assim. Pelo contrário, geralmente o enganado é super sincero...e em troca ganha o quê?

Mas como diz a sabedoria popular: mentira tem perna curta (graças a Deus!). Mentira não se sustenta a vida inteira. Cedo ou tarde as máscaras caem. É questão de tempo. E descobrindo uma mentira, você geralmente percebe que por trás dessa, tem muitas outras...

Descobrir que foi vítima de uma ilusão, dói. É como se tivéssemos assinado um atestado de burrice para a pessoa que brincou com sua vida. Mas, apesar da dor, o melhor é não se lamentar por ter sido enganada. E sim agradecer por ter derrubado a máscara. Afinal, ainda é tempo de rasgar esse “atestado de burrice” e seguir em frente.













Nenhum comentário:

Postar um comentário