sábado, 25 de junho de 2011

Atendimento

No feriado, lembrei das aulas de administração de Turismo. Quem estudou comigo com certeza lembra do comentário preferido do professor, quando se referia às pessoas que trabalhavam nas Americanas e do "bom" atendimento destas. Ele falava: "você chega para pagar suas compras e o caixa está lá como um 2 de paus parado em sua frente".

Lembrei disso, quando eu e minha mãe fomos super "bem" atendidas por uma mocinha que estava no caixa, na útlima quinta-feira. Tá, eu sei que era feriado e ela devia estar "felicíssima" por estar trabalhando ali, enquanto muita gente viajou e outros estavam  passeando no shopping ou em casa sem fazer nada. Mas eu tenho culpa?

Ela não teve a capacidade de olhar para nós na hora do atendimento. Estava olhando para o nada, com cara emburrada. Eu sei que não é legal trabalhar em pleno feriadão. Mas quando alguém se candidata a uma vaga para trabalhar num shopping, sabe desde o início que não existe feriado, fim de semana...Da mesma forma que um jornalista, um funcionário de hotel, enfermeiro, médico...

Só que cada um é livre para escolher onde quer trabalhar e a partir do momento que aceita o emprego, sabe das escalas de trabalho. E quem trabalha com público não deve descontar seu mau humor no cliente. Problemas existem, mas infelizmente no local de trabalho devemos esquecer deles, colocar um sorriso no rosto e não deixar o pessoal afetar o profissional.

Sorrir ao atender as pessoas faz bem não só para quem recebe o atendimento ou para a imagem da empresa, mas faz bem para quem sorri. Os problemas provavelmente não sumirão de uma hora para a outra só porque você sorriu. Mas sorrir faz bem para a saúde e faz a gente enfrentar a vida e os problemas de uma forma muito melhor.


Se um problema é grande demais, não pense nele. E se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele? 
(Ditado Tibetano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário