quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MBTI e os tipos de personalidade


Eu sou ESFJ. Ou pelo menos, por enquanto, acho que sou. Já achei que era INFP, porém logo me fizeram perceber que eu era uma SJ. Por muito tempo acreditei profundamente que eu era uma pessoa I, porém neste ano que se passou percebi que eu era E. ESFJ? INFP? SJ? Afinal o que é isso? Acho que muita gente deve estar se perguntando onde está a tecla SAP para entender todas essas siglas. Ok, vamos às explicações!

Não sou expert no assunto, mas tentarei explicar de uma forma simplificada como eu aprendi. Como uma boa S, usarei de exemplos para ficar um pouco mais claro e talvez seja detalhista até demais. O que quero com esse post é falar um pouco sobre MBTI (Myers – Briggs Type Indicator) e, quem sabe, despertar sua curiosidade para pesquisar um pouco mais sobre o tema, fazer o teste ou tentar identificar sua personalidade a partir deste texto.

Esta combinação de quatro letras diz respeito a um tipo de personalidade descrita pelo MBTI, que é um indicador de características (preferências) pessoais inatas, que tem como base a teoria dos tipos psicológicos, de Carl Jung. Conforme a metodologia do MBTI existem oito preferências (representadas pelas letras I, E, S, N, F, T, P, J) que combinadas formam 16 tipos de personalidade com quatro letras cada. Cada tipo acaba por determinar a forma geral de comportamento de uma pessoa, ou seja, seu temperamento.

As primeiras letras, I (introversão) e E (extroversão) referem-se à forma como cada um busca uma energia psicológica. Porém não podemos confundir introversão com timidez e extroversão com a característica que se usa para definir uma pessoa que sai conversando com todo mundo com facilidade. De forma simples, uma pessoa é I se, para recarregar suas energias, precisa de um tempo sozinha. Por outro lado, quem é E necessita de interação com outras pessoas para se sentir recarregado. Uma pessoa E costuma agir antes e pensar depois. Gostam de realizar diversas atividades e quando inativos, sua energia diminui. Ao contrário, quem é I pensa muito antes de agir.

O segundo par de letras é S (sensação) e N (intuição), que define os processos de percepção do mundo. A pessoa S costuma confiar em coisas mais concretas, palpáveis. São detalhistas, gostam de dados, fatos e informações. Podemos dizer que veem o mundo com os cinco sentidos. Quem é N prefere informações abstratas, gosta de interpretar dados com base em suas crenças e experiências pessoais. O N trabalha bem com informações incompletas, já o S se incomoda com isso, pois para ele o significado está nos dados.

As letras T (pensamento) e F (sentimento) estão relacionadas ao processo de tomada de decisão. Talvez estas características sejam as mais fáceis de serem identificadas (esta foi a única que identifiquei desde que conheci MBTI e não mudou na minha percepção). É T a pessoa que toma suas decisões racionalmente, ou seja, pelo que acredita que é certo, doa a quem doer. Já a pessoa F procura sempre decidir pelo bem de todos e avalia emocionalmente as possibilidades para tomar a melhor decisão após analisar a situação.

E por último, J (julgamento) e P (percepção) referem-se ao nosso estilo de vida. Uma pessoa J costuma ser organizada e é objetiva. Prefere planejar suas ações, traçar objetivos e metas com prazos estipulados. Quem é P consegue trabalhar bem sobre pressão, não precisa necessariamente de um planejamento detalhado e pode deixar as coisas para fazer na última hora. Mas isso não significa que não faça bem feito seu trabalho.

Geralmente as pessoas P se saem melhor com trabalhos que envolvem criatividade e conseguem lidar bem com imprevistos. E quem é J se dá bem com planilhas, contas e áreas estratégicas. Alguns dizem que um P é bagunceiro e não se importa de ver as coisas fora de lugar. Um J, por exemplo, vai se incomodar se a pasta de dente estiver apertada no meio ou vai se sentir tentado a arrumar um quadro se vir que está torto na parede. Porém um J pode ter suas coisas bagunçadas também, mas será uma bagunça organizada, sabendo exatamente onde tá cada coisa nesta bagunça.

Como eu citei no início, sou ESFJ. Por muito tempo achei que era I, pois sempre fui tímida. Mas descobri que se fico inativa ou sozinha, minha energia cai. E quando estou interagindo com pessoas, mesmo que num grupo ou eu mais ouça as pessoas do que fale, minha energia se recompõe. Apesar de ser uma pessoa mais quieta, eu preciso de pessoas e de uma vida (pessoal e profissional) mais dinâmica para não “pirar”.

Sou extremamente S, detalhista e necessito sempre de explicações para tudo. Acho que para tudo que acontece tem que ter alguma explicação racional. Nunca duvidei do meu lado F, pois desde criança gostei de ver as pessoas à minha volta bem e sempre tentei fazer de tudo para colaborar com isso. Porém, com o tempo, aprendi a ser mais racional em algumas situações e decidir coisas como um T decidiria.

Também demorei a perceber que sou J, pois tenho tendência a deixar as coisas bagunçadas no meu espaço. Mas sei exatamente onde deixei cada coisa e se alguém tenta arrumar minhas coisas fico louca, porque aí já me perco. Por outro lado gosto das coisas como devem ser, não curto muito quando as coisas fogem do controle. Não sou neurótica, mas me incomoda quando vejo a pasta de dente apertada no meio, um quadro torto na parede ou o papel higiênico colocado do lado errado (sim, existe um lado certo!).

Mas você pode se perguntar “para que vou usar isso?”. Bom, conhecer a sua personalidade é um passo para aprender a lidar com ela e buscar um equilíbrio. Esse equilíbrio é necessário para se adaptar às diferentes situações, seja em casa ou no trabalho. E aí, já tem um palpite sobre qual é a sua personalidade? Se quiser, nesse site tem um teste para fazer. E nos próximos posts falarei um pouco de cada um dos 16 tipos psicológicos do MBTI.

ISTJ - O Inspetor
ESTJ - O Guardião
INFP - O Idealista
ENFP - O Defensor de Causas
ISFJ - O Protetor
ESFJ - O Provedor

ISTP - O Artífice
ESTP - O Promotor
INFJ - O Conselheiro
ENFJ - O Professor
ISFP - O Compositor
ESFP - O Artista
INTP - O Arquiteto
ENTP - O Inventor
INTJ - O Cientista
ENTJ -  O Executivo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário