terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESTJ – O Guardião





Quem é ESTJ vive em um mundo de fatos e necessidades concretas. Vive no presente e está constantemente analisando seu ambiente pessoal para garantir que tudo está funcionando bem e de maneira sistemática. É o tipo de pessoa que honra tradições e leis, e tem uma clara noção de seus padrões e crenças. Assim, espera o mesmo dos outros e não tem paciência nem compreende quem não valoriza estes sistemas. O ESTJ valoriza competência e eficiência, pois gosta de ver rápidos resultados por seus esforços.

O ESTJ gosta de assumir o comando das coisas e são autoconfiantes. Com uma clara visão sobre a maneira como as coisas deveriam ser, acaba por assumir cargos de liderança naturalmente. É extremamente talentoso em elaborar sistemas e planos de ação, pois é capaz de perceber quais passos devem ser seguidos para completar cada tarefa específica. Às vezes, pode ser muito exigente e crítico, pois possui valores tão fortes e pode acabar se expressando sem qualquer reserva se sentir que alguém não está se comportando dentro de seus padrões. Pelo menos, as suas críticas são fáceis de entender, porque um ESTJ é extremamente direto e honesto.
    
É o tipo de pessoa que geralmente é o cidadão modelo e o pilar da comunidade. Leva seus compromissos com seriedade e segue seus próprios padrões de boa cidadania com rigor. O ESTJ curte interagir com as pessoas e gosta de se divertir. Pode ser muito animado e divertido em eventos sociais, especialmente em atividades voltadas à família, comunidade ou trabalho.

O ESTJ precisa tomar cuidado com sua tendência em ser muito rígido, pois pode se tornar muito detalhista quando está focado em alguma coisa. Com a supervalorização de suas próprias crenças, é importante lembrar-se de valorizar também as opiniões dos outros, caso contrário o ESTJ pode ter problema em atender as necessidades de intimidade dos outros e pode, sem querer, magoar as pessoas quando insiste em ser lógico e racional em situações que pedem uma sensibilidade emocional maior.

Quando abatido por uma situação de estresse, um ESTJ geralmente se sente isolado dos outros. Tende a se sentir incompreendido e desvalorizado, como se seus esforços não tivessem importância para os outros. Embora, normalmente, o ESTJ seja muito verbal e não costuma ter problema em se expressar, quando está sob estresse tem dificuldade de expressar seus sentimentos por meio de palavras e falar sobre isso com outros.
  
O ESTJ valoriza a segurança e ordem social acima de qualquer coisa e sente-se obrigado a fazer de tudo para que consiga melhorar e promover estes fatores. É o tipo de pessoa que muito esforçada em tudo que faz e irá fazer tudo que acha que deve ser feito em seu trabalho, casamento e comunidade.

É uma pessoa consciente, prática, realista e confiável. Ao mesmo tempo em que o ESTJ é extremamente responsável com seus deveres, metas e objetivos, ele pode não perceber a importância das metas que estão além daquelas que ele já estabeleceu como práticas. Entretanto, se conseguir perceber a relevância destas metas, pode ter certeza de que ele se esforçará para entendê-las e incorporá-las em busca de sua clareza e segurança.
 

Fonte: www.personalitypage.com/html/ESTJ.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário