quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ENFP – O Defensor de Causas



O ENFP é caloroso e entusiasmado, tipicamente muito inteligente e cheio de potencial. Acredita em um mundo de possibilidades e pode se tornar muito apaixonado e entusiasmado pelas coisas. Seu entusiasmo lhe dá a capacidade de inspirar e motivar os outros, mais do que podemos ver nos outros tipos de personalidade. Pode conseguir o que quiser com seu papo. Ama a vida, vendo-a como um presente especial e luta para aproveitá-la da melhor maneira. 

O ENFP tem uma variedade incomum de habilidades e talentos. É bom na maioria das coisas pelas quais se interessa. Orientado por projetos, pode trabalhar em diferentes carreiras durante sua vida. Para quem vê de fora, o ENFP pode parecer desorientado e sem propósito, mas geralmente é bastante consistente, pois possui um forte senso de valores que regem sua vida. Assim, tudo que faz deve estar alinhado com seus valores. Um ENFP precisa sentir que está vivendo sua vida como ele mesmo, caminhando de acordo com o que acredita que está correto.

Quem é ENFP vê significado em tudo e vive em uma contínua busca para adaptar sua vida e valores para alcançar a paz interior. Está constantemente ciente e um tanto preocupado em perder contato consigo mesmo. Uma vez que o entusiasmo emocional é geralmente uma característica importante do ENFP e devido ao fato de ser uma pessoa focada e centrada em sua vida, o ENFP é uma pessoa intensa, com altos valores desenvolvidos.
Um ENFP precisa se concentrar para seguir seus projetos ou isso pode se tornar um problema para alguns ENFPs. Diferente de outros tipos Extrovertidos, o ENFP precisa de algum tempo sozinho para se equilibrar e ter certeza que que está indo na direção correta que está em sintonia com seus valores. Se manter o equilíbrio é bem provável que seja bem sucedido em seus projetos. Alguns ENFPs podem cair no hábito de largar um projeto quando se entusiasmar com outra nova possibilidade e, assim, nunca realizará grandes conquistas que um ENFP é capas de conseguir.

A maioria dos ENFPs tem uma grande habilidade em lidar com pessoas. É genuinamente caloroso e demonstra interesse nos outros e dá grande importância aos relacionamentos interpessoais. Além disso, o ENFP quase sempre tem uma grande necessidade de que gostem dele. Às vezes, especialmente quando mais jovem, tem a tendência de demonstrar um entusiasmo excessivo e exagerar no esforço para ser aceito. Porém, uma vez que consegue o equilíbrio entre a necessidade de ser verdadeiro consigo mesmo e a necessidade de aceitação, o ENFP se destaca em trazer à tona o melhor dos outros e será bem aceito por todos. Sem contar que tem uma habilidade excepcional de entender, intuitivamente, uma pessoa em pouco tempo e usa sua intuição e flexibilidade para se relacionar com os outros no nível deles.

Uma vez que o ENFP vive em um mundo de possibilidades empolgantes, os detalhes do dia-a-dia são vistos como desagradáveis trivialidades. O ENFP não coloca importância nos detalhes ou tarefas de manutenção, e frequentemente nem está ciente destas obrigações. E não curte quando tem que realizar estas tarefas. Essa é uma área desafiadora para a maioria dos ENFPs e pode ser frustrante para sua família.

Um ENFP que for para o “mau caminho” pode ser tornar manipulador (e muito bom nisso). O dom de ser persuasivo faz com que seja naturalmente fácil conseguir o que quer. A maioria dos ENFPs não abusará desta habilidade, porque não se encaixaria com seu sistema de valores.

Às vezes, o ENFP pode cometer graves erros de julgamento. Apesar de ter uma incrível habilidade de perceber intuitivamente a verdade sobre uma pessoa ou situação, quando aplica um julgamento à sua percepção pode tirar conclusões erradas.

O ENFP que não aprender a seguir seus projetos até o fim pode ter problemas em se manter feliz no casamento. Sempre pensando nas possibilidades de como poderia ser, pode se tornar entediado com o que realmente é. Por outro lado, o forte senso de valores manterá muitos ENFPs dedicados em seus relacionamentos. Entretanto, como o ENFP gosta de animação em sua vida, ele se dará melhor com pessoas que se sintam confortáveis com mudanças e novas experiências.

Ter um pai ou mãe ENFP pode ser uma experiência divertida, mas pode ser estressante para filhos com forte tendência pelo concreto (S) e grande senso de organização (J). Esse tipo de filho pode ver o pai ENFP como uma pessoa inconsistente e difícil de entender, a medida que é carregado para esse redemoinho que é a vida do pai. Às vezes o ENFP quer que o filho seja seu melhor amigo e outras vezes podem agir como um pai autoritário. Mas com seu consistente sistema de valores, o ENFP impressionará seus filhos acima de qualquer coisa, juntamente com sua alegria de viver.

O ENFP é basicamente uma pessoa feliz, mas pode se tornar infeliz quando é confinado a rígidos horários ou tarefas mundanas. Consequentemente, trabalha melhor em situações onde tem maior flexibilidade e onde pode trabalhar com pessoas e ideias. Uma boa opção é abrir seu próprio negócio. O ENFP tem a habilidade de ser altamente produtivo mesmo com pouca supervisão, contanto que esteja entusiasmado com o que está fazendo.

Por se extremamente alerto e sensitivo, constantemente analisando seu ambiente, o ENFP pode sofrer de tensão muscular. Tem uma forte necessidade de ser independente e resiste a ser controlado ou rotulado. Além disso, precisa manter o controle de si mesmo, mas não acredita em controlar os outros. Sua necessidade de independência e liberdade serve tanto para ele, quanto para os outros.

O ENFP é uma pessoa charmosa, que se arrisca, sensível, voltada às pessoas e com capacidades variadas. Possui muitos dons que, provavelmente, usará para se sentir realizado e garantir a realização de quem é próximo, porém é preciso se manter equilibrado e seguir até o fim com os projetos que começar.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário