quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Adeus ano velho!


Acaba ano, entra ano e é impossível não parar para analisar tudo que aconteceu no ano que se passou e renovar os sonhos, planos e esperanças para o ano que se inicia. Muitos podem dizer que não faz sentido achar que a vida vai mudar só porque mudou o ano. Realmente não faz sentido, a mudança não virá simplesmente porque 2012 virou 2013 quando deu meia-noite.

Mas mesmo assim acho importante ter um tempo para fazer estas reflexões periodicamente. E por que não fazê-las justamente nessa época? Já é comprovado que nesta época de festas de fim de ano as pessoas ficam mais sensíveis. Então acredito esta ser a melhor época para fazer uma retrospectiva de nossa vida, agradecer pelas alegrias, repensar os erros para não repeti-los e perceber tudo que foi aprendido nesse ano que acabou.

Para mim, 2012 foi um ano movimentado (não sei se esta é a melhor palavra para descrever). Experiências profissionais diversas, nas quais pude agregar mais conhecimento e desenvolver novas habilidades. Este ano tive a certeza de que trabalhar sozinha não é para mim. Confirmei minha teoria de que ter uma rotina de passar o dia praticamente em silêncio, fechada em uma sala com o computador não combina comigo. E pior, isso me faz mal, me causa uma certa depressão.

Definitivamente nasci para trabalhar com pessoas. Gosto de trabalhos mais dinâmicos, de interação com pessoas, de correria. Isso sim me faz bem! Descobri que sou E (essa é para quem conhece MBTI), depois de muito tempo achando que era I. Percebi isso trabalhando como professora de inglês. Ao final de cada aula, por mais que chegasse cansada ou desanimada à escola, sempre saía com as energias recarregadas. Ah, como as aulas me fizeram bem este ano e como foram importantes para me dar forças para passar pelos momentos onde a tristeza insistia em me perseguir.

Aprendi muito, mais uma vez, com as decepções. Sem falar em injustiça. Mas sou uma pessoa de bem e decidi não comprar brigas, mesmo sabendo que ganharia. Só que achei importante pesar até que ponto valeria a pena me desgastar emocionalmente para conseguir o que é meu de direito. Decidi relevar e deixar nas mãos de Deus. Não me importo de perder um pouco hoje, porque sei que para Deus nada é impossível e que Ele está preparando com carinho minha recompensa.

Falando em Deus, só tenho a agradecer por tudo. Aos amigos que ganhei, à força que me deu para superar as dificuldades, à proteção dEle para minha família. E o que mais me marcou neste ano foi o momento que pedi com todas as forças e fui atendida prontamente. Lembro como se fosse hoje, um intervalo de almoço, alguns minutos sozinha e fiz um pedido do fundo do meu coração. Voltei do almoço e lá estava a minha reposta. Aquilo me tocou profundamente e tive, mais do que nunca, a certeza de que Deus é maravilhoso.

2012 foi um ano intenso (também não sei se esta é a palavra mais certa). Cresci, aprendi, ri, chorei, lutei, vibrei, desanimei, superei, perdi, ganhei. E o saldo sempre é positivo, pois de tudo que vivi levo somente as boas lembranças e os melhores aprendizados. O que eu conquistei ninguém me tira e vai junto comigo para 2013 e para o resto da vida. E o que não vale a pena foi embora com 2012 e nunca mais volta.

Que venha um ano com novas possibilidades a cada dia! E que possamos fazer de cada possibilidade um 2013 maravilhoso, pois só depende de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário