segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INFP – O Idealista


 


O INFP, mais que outros que são iNtuitivos, é focado em fazer do mundo um lugar melhor para as pessoas. Seu principal objetivo é descobrir seu significado na vida, perguntado coisas do tipo “Qual é o meu propósito na vida?” ou “Como eu posso melhor servir a humanidade durante minha vida?”. Idealista e perfeccionista, o INFP se esforça ao extremo para atingir os objetivos que identificou para ele mesmo.

É o tipo de pessoa extremamente intuitiva sobre os outros. Confia totalmente em sua intuição para guia-lo e constantemente usa suas descobertas para procurar o valor da vida. Vive em uma contínua missão de encontrar a verdade e o significado das coisas. Cada encontro e cada pedaço de conhecimento adquirido é filtrado pelo sistema de valores do INFP, além de ser avaliado para ver se tem algum potencial para ajudar o INFP a definir ou refinar seu caminho na vida. Sua meta ao final do caminho é sempre a mesma: ajudar as pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.

Geralmente pensativo e atencioso, é um bom ouvinte e deixa as pessoas à vontade. Embora possa ser reservado em expressar suas emoções, o INFP se importa bastante com os outros e tem grande interesse em entender as pessoas. Esta sinceridade é sentida pelos outros, fazendo do INFP um amigo valioso e confiável. Além disso, é bem caloroso com pessoas que conhece bem.

Um INFP não gosta de conflito e faz de tudo para evitar isso. Caso tenha que enfrentar um conflito, sempre utilizará a perspectiva de seus sentimentos. Nestas situações, não dá tanta importância a quem está certo ou errado. Presta atenção em como se sente em relação ao conflito e de fato não se importa se seus sentimentos estão certos ou errados. O INFP só não quer se sentir mal. Às vezes, esta característica faz com que se pareça irracional e ilógico em situações de conflito. Por outro lado, o INFP é um ótimo mediador e é muito bom em resolver o conflito de outros, porque ele, intuitivamente, compreende a perspectiva e sentimentos das pessoas e sempre quer ajudar.

O INFP é flexível e descontraído, até quem um de seus valores seja violado. Uma vez que seu sistema de valores seja ameaçado, o INFP pode se tornar um defensor agressivo, lutando com muita garra por sua causa. Quando um INFP adota um projeto ou trabalho que o interessa, geralmente se torna sua causa. Embora não seja detalhista, cobrirá cada possível detalhe com determinação e vigor quando estiver trabalhando em sua causa.

Quanto aos detalhes mundanos da vida (como lavar, passar, limpar...), o INFP normalmente não tem ciência disto. Pode passar por longos períodos sem perceber uma mancha no carpete, mas é cuidadoso e meticuloso para tirar um filete de poeira de cima de seu caderno de projetos.

Quem é INFP não gosta de lidar com fatos concretos e com a lógica. Devido a seu foco nos sentimentos e na condição humana fica difícil para ele lidar com decisões impessoais. Não compreende ou acredita da validade de uma decisão impessoal, o que faz com que ele seja ineficaz agindo desta forma. A maioria dos INFPs evitam análises impessoais, embora alguns tenham desenvolvido a habilidade e capacidade de serem lógicos. Em situações de estresse, é comum que faça um mau uso da lógica no momento de raiva, citando fato após fato (geralmente incorretos) em uma explosão emocional.

O INFP tem padrões elevados e é perfeccionista. Consequentemente, é muito duro com si mesmo e não valoriza muito suas conquistas. Pode ter problemas em trabalhar em um projeto em grupo, porque é provável que seus padrões sejam mais altos que dos outros membros do grupo. Em situações em grupo, pode ter problemas de controle. O INFP precisa tentar controlar seus ideais com as necessidades do dia-a-dia. Se não resolver este conflito, nunca será feliz consigo mesmo e pode se tornar confuso e paralisado em relação ao que fazer com sua vida.

Geralmente, o INFP é um escritor talentoso. Ele pode se sentir esquisito e desconfortável ao se expressar verbalmente, mas tem uma grande habilidade para definir expressar o que está sentindo no papel. O INFP também aparece frequentemente em profissões de cunho social, como um conselheiro ou professor. É o melhor em situações onde tem que trabalhar para o bem das pessoas e onde não precisa usar a lógica intensamente.

O INFP que desenvolver bem suas potencialidades pode realizar grandes coisas, embora raramente irá reconhecê-las como tais. Alguns dos grandes nomes que mais causaram mudanças humanísticas eram INFPs.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário