segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novos hábitos


Sabia que podemos criar novos hábitos em um período de 21 dias? Três semanas são o suficiente para mudarmos atitudes e adquirirmos outras melhores.

O primeiro passo é definir o que você quer : parar de fumar, parar de beber todo dia, correr, fazer academia, estudar um novo idioma, escrever um diário ou atualizar seu blog, não comer doces, etc. Após a definição, decida se realmente quer essa mudança em sua vida e se está disposto a se empenhar para dar certo.

O segundo passo para fazer acontecer é lembrar-se ou ser lembrado da sua promessa: use um alarme do celular, peça para sua mãe ou outra pessoa te cobrar, mande um e-mail para você mesmo não esquecer, ou seja, obrigue-se a realizar a ação.

Muitas pessoas acham que os primeiros 10 dias são os piores, os mais difíceis. A motivação deve estar forte para a pessoa não desanimar e não desistir no meio do caminho. Uma forma de mostrar a evolução e o sucesso que você anda tendo é o uso de um calendário. Deixe-o em um lugar bem visível e todo dia marque seu progresso. Ver os dias sendo riscados pode ser um ótimo encorajamento para conseguir completar suas tarefas!

Um (a) parceiro (a) com o mesmo objetivo que você tornaria o novo hábito ainda mais fácil de ser adquirido, sendo que podemos dar força e ser apoiados nos momentos em que quisermos desistir!

E então, disposto a mudar sua rotina? Tem atitudes que estão lhe fazendo mal?

Lembre-se, são apenas 21 dias!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Deixe a menina sambar em paz*

“Como é gostoso cair no samba”, já dizia o Fundo de Quintal. Quem me conhece sabe que sou pagodeira, sim! Sambar é bom demais, relaxa, alegra, traz boas vibrações. É só eu ouvir um sonzinho de pandeiro que já começo a mexer os pés ou batucar com as mãos. É automático. Impossível eu ficar parada a um sambinha.

Cresci ao som dos batuques nas festas da família. Os tios e primos cantando Gonzaguinha, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Demônios da Garoa...e por aí vai. Sem contar os aniversários sempre embalados com nosso tradicional “Parabéns” em ritmo de samba e o hino da família. 

Gosto de samba de raiz, chorinho, pagode e todas as variações. E tenho minhas músicas favoritas, que embalam a trilha sonora da minha vida. Como ficar indiferente ao som de “Eu fico com a pureza da resposta das crianças / É a vida, é bonita e é bonita”? Ou ainda, com Zeca Pagodinho pedindo “Deixa a vida me levar, vida leva eu / Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”!

Termino esse post com outra música “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”!




* música: Deixe a menina (Chico Buarque)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A coragem para ser feliz

“Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele realmente conhece”- Nietzsche.

O medo do desconhecido nos impede de realizar muitas coisas. A maioria das pessoas não teria coragem de deixar sua vida, sua carreira, sua família, em busca de outras oportunidades em outros lugares, talvez até em outros países.

Existe a preocupação com o julgamento dos outros, principalmente das pessoas que mais gostamos, como nossos pais, irmãos e amigos. Mas, e se não somos plenamente felizes com nossa rotina, nossas perspectivas para o futuro?

Se toda segunda-feira é um martírio levantar da cama para começar mais uma semana, já temos uma dica de que não estamos totalmente satisfeitos com o rumo de nossas vidas. Lembrando que existem desânimos e desmotivações temporárias, fases ruins aparecem para todos, independente do nível de satisfação e felicidade em que se encontram.

É preciso ter coragem para abrir mão do certo e ir atrás do duvidoso! Se for realmente o que queremos e o que acreditamos que nos fará mais feliz a curto, médio ou longo prazo, não podemos deixar essa oportunidade passar...

Pessoas que se formam em medicina, mas querem ser educadores físicos. Mulheres que se graduam e decidem ser religiosas. Jovens que mudam de país em busca de melhores empregos, mesmo que primeiramente acabem lavando pratos, limpando ruas, o começo pode ser complicado!

Entretanto, se é o que queremos com todo nosso coração, as tempestades passarão e a felicidade virá posteriormente. Não desista de seus sonhos e planos!

Que o medo de decepcionar os outros e o medo do desconhecido não nos impeçam de lutar pela nossa felicidade. Não estamos aqui a passeio, se não está contente, mude, não desanime, corra atrás do que te interessa!!

**Dedicado a um grande amigo que tem me ensinado muito com suas palavras e atitudes. Conte comigo hoje e sempre :)


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sentimento que hei de elucidar*

Disseram-me certa vez que saudade é coisa de brasileiro.
E estavam certíssimos, busquei em alguns dicionários a tradução para o inglês, francês, alemão, italiano etc.
Talvez minhas manhãs não tenham um sentido definido, não sei se é pela falta de café da manhã que não tomo há 22 anos, ou pela constante perda de horário (bendita função soneca). Mas, busco inspiração para sair e tentar mudar o mundo... que pretensioso!
Sabe, sentir algo que não consigo explicar é mais difícil do que escrever este texto para a MáFêr...
Desde tenra idade – não que eu tenha muita para compartilhar – vislumbrei a verdade como a chama que alimenta a lealdade, a fidelidade, a amizade e o amor perene.
Grande descoberta não é?! Sabe aqueles filminhos clichês de sessões das tardes inéditas, de babás que casam com o patrão ou das irmãs gêmeas que se encontram num acampamento a beira do lago? Tudo fantasia. Sim, não consigo acreditar que o amor seja tomado como base em contos de fadas ou em roteiros hollywoodianos que visam factualmente, o lucro.
Não vou ser tão insensível! Até mesmo porque sou sensível até demais. Choro em filmes de animação e dramas onde o foco central é poder entrar na sua mente e construir um mundo digno de se viver.
Eu sempre quis um namoro infantil. Explico: lembra do “Meu Primeiro Amor” [My Girl], com o Macaulay Culkin e a Anna Chlumsky? Tirando a parte das abelhas e do funeral, eu queria exatamente aquilo. Ser loiro e de olhos azuis... Brincadeira!! Ou não!? Enfim... queria poder acreditar que o amor é puro, sincero, jovem e nunca morre, mesmo que a pessoa amada não esteja mais do nosso lado.
Hoje eu tenho a esperança em poder sentir o amor novamente e não tenho mais o receio de não ser amado, pois, o amor próprio é mais importante do qualquer outra devoção, seja ela religiosa, ética ou profissional.
Abri mão de muita coisa para lutar por um amor que nasceu fadado ao insucesso.
Hoje recuperado daquele triste e maculoso fim, resolvi dar chance a mim mesmo! Parti para um novo caminho, reencontrar nos olhos da pessoa amada o vazio que nunca foi preenchido.
Disseram-se, também, que o que vem fácil vai fácil (easy come, easy go), deve ser a letra de uma música, creio eu.
Pois então, demorei cinco meses para abrir meu coração e perceber que sentimentalismo não é um defeito, é uma forma divina de amar.
Não cogito mais planos, mas não êxito em pensá-los. Não ouso mencionar o amanhã, mas não êxito em vivê-lo desde hoje. Não tenho medo de amar novamente, pois a recíproca é verdadeira.
Minha amiga magistrada e confidente disse: “amores vem, amores vão, hoje amamos, e amanhã desamamos, é o ciclo do amor” Triste realidade, mas pura verdade. Não estou apto a encarar um desamor, pois como disse o poeta “que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”.
Mas asseguro-lhes, que esta chama eu alimentarei enquanto houver ar em meus pulmões, sangue em minhas veias, e força de vontade no meu interior. Amar não é pecado, e se o fosse eu seria um tremendo pecador.
Perdoe-me Deus, mas sentimentalizar o meu físico é a única forma de expressar minha louca forma de rezar. Penalize-me, deixando que eu possa demonstrar a cada dia o que eu sinto, mas jamais permitas que meu amor se transforme em “bom dia”.


* Texto escrito por meu amigo Marcos J. Felício

sábado, 22 de janeiro de 2011

Saudade



Uma vez ouvi falar que saudade é a vontade de viver novamente aquilo que já passou...
Falando assim parece triste, não?
Prefiro pensar em saudade como uma lembrança de algo que já foi e deixou muitas lembranças boas. E que, talvez, se tentássemos viver este momento de novo, não teria mais a mesma graça.
Portanto saudade é a lembrança gostosa de algo que foi único em minha vida e que agradeço a Deus, todos os dias, por poder sentir saudade de muita coisa que faz parte da minha história.
E, principalmente, por saber que viverei muita coisa boa ainda que sentirei saudade no futuro!
Assim, vou construindo minha história, trilhando meu caminho...único e maravilhoso!

* na foto: Avon-CO, lugar que morei por pouco mais de 3 meses e sinto saudade!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Decepção não mata, ensina a viver. Ensina?




"Fraco e cansado, eu busco acertar..."

Na vida conhecemos muitas pessoas que vão nos magoar. Geralmente são as pessoas nas quais depositamos nosso carinho, nossa amizade, nossos melhores sentimentos!

Acontecem situações que nos mostram que as pessoas não são o que imaginamos.

Você acaba descobrindo um lado B, um lado que você gostaria que não existisse.

Um sábio disse uma vez que "a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional".

Quando nos deparamos com uma decepção temos duas escolhas: nos entregarmos a este sentimento negativo, a sensação de ter sido enganado, a tristeza de ter quebrado a cara mais uma vez. Ou, o caminho das pedras que conhecemos como: superação!

Devemos erguer a cabeça, repensar nossos atos e seguir em frente, apesar de toda a dor que carregamos conosco...

Realmente triste pensar que são raras e poucas as pessoas com quem você pode contar, em quem você confiar plenamente. Até irmãos podem nos decepcionar dia ou outro.

Dizem que o maior segredo para não se machucar é não esperar nada dos outros.

Quis colocar isso em prática dias atrás. (Começo de ano e aquela grande vontade de mudar as coisas ...). Alguns amigos acabaram me mostrando que não são como eu achava que fossem. Fizeram coisas que acabei repensando no valor de minha amizade para eles.

Guardei isso para mim. Refleti e decidi seguir como se nada tivesse acontecido, simplesmente passando por cima disso. Se fosse anos atrás, ainda estaria remoendo isso...

Acho que uma das maiores decepções é quando moldamos a pessoa na nossa cabeça e ela acaba provando que também é humana, que pode errar, pode errar muito feio...

Enfim, tudo seria mais fácil se as pessoas tivessem apenas bons sentimentos, boas atitudes. Porém, a humanidade nunca será assim.

Portanto prepare-se. As decepções virão, mas só cabe a você superá-las...








terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SEGREDO DA FELICIDADE*

Participei de um evento em que o presidente da empresa falou sobre o grande segredo da felicidade. Esse segredo é uma coisa simples de se fazer, mas na maioria das vezes não colocamos em prática inventando empecilhos e dificuldades que não existem. Parece uma contradição, pois todos dizemos buscar/desejar a felicidade, mas custamos a acreditar que ser feliz é simples!

O problema é que costumamos depositar a responsabilidade de sermos felizes nos outros: num bom emprego, na pessoa amada, nos amigos, na família. Mas a felicidade depende de cada um, só você pode mudar sua vida, ninguém pode fazer isso por você!

Todos nós somos regidos pela lei da atração. Você atrai tudo que você teme. Você atrai tudo que você agradece. Você atrai tudo que você se queixa. Você atrai tudo que você foca sua atenção. Resumindo: você atrai tudo que você pensa! Se você só tem pensamentos negativos e fica se lamentando que tudo deu errado, só vai atrair mais coisas negativas. Se você tem pensamentos positivos, mesmo em momentos que tudo parece dar errado, você vai ver que tudo se supera rápido. Para ser feliz é preciso mudar as atitudes. Ser feliz é o atalho para chegar mais rápido aonde você quer. Portanto ser feliz é uma decisão!

Devemos agradecer a Deus tudo que acontece na nossa vida, mesmo o sofrimento. Nada acontece por acaso, pois tudo na vida tem um propósito, se você está sofrendo ou com dificuldades, pode ter certeza que Deus tem um objetivo para você. E quando você perceber isso, vai ver que aprendeu muito com tudo, vai entender e valorizar cada momento (seja alegre ou triste) da sua vida. Para Deus não importa quantas vezes você vai cair, importa quantas vezes você vai querer e conseguir se levantar.

Escrevi tudo isso aqui para lembrar todos os dias da minha decisão. Porque nessa “palestra” aprendi que para colocar em prática o segredo da felicidade é preciso visualizar o desejo como algo concretizado. Se você deseja alguma coisa, agradeça a Deus como se já tivesse conquistado isso. É preciso sentir que o desejo se realizou, porque assim o universo inteiro conspirará a seu favor. Portanto mudei de atitude: Vou ser feliz...ou melhor, já sou feliz!!!!

"Nunca seja menor que o tamanho dos seus sonhos." (autor desconhecido)


*Esse texto eu escrevi há alguns anos atrás, pouco antes do livro "O Segredo" fazer sucesso.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Organizar é o Segredo*

Realmente algumas coisas simples nos ensinam lições para a vida toda. Eu estava prestes a lavar a louça por esses dias (a primeira louça do ano de 2011 hehe), quando percebi algo interessante: se eu organizasse cada detalhe, não ficaria difícil realizar essa tarefa. Ee deu certo, em poucos minutos estava tudo no lugar. Outro exemplo foi quando decidir manter meu guarda roupa ajeitado (isso é quase impossível) ...E como é boa a sensação de estar tudo no seu devido lugar!!

Podemos comparar esses dois exemplos com a nossa vida, isso mesmo. Você já percebeu que se está tudo “desorganizado” seja na área emocional, profissional, espiritual, familiar... Enfim, tudo que envolve a nossa existência, o problema fica maior? Não sabemos por onde começar. Segundo a crença popular isso é “Fazer tempestade em um copo de água”.

Manter os pensamentos puros não é fácil. Perdemos o foco. Porém, cada vez que você coloca algo desnecessário em seu “armário” é mais uma coisa para se preocupar depois. Se não resolver a Bagunça aumenta e a Tristeza vem! No nosso guarda roupa existem coisas secretas, estão lá porque é um relicário para nós. Se deixarmos uma gaveta vazia para os desafios e sonhos, será mais fácil quando os problemas estiveram nos sufocando.

Que nesse início de 2011, você possa organizar seu guarda roupa, limpando-o sempre que necessário e o mais importante: Deixando as gavetas livres de coisas supérfluas que trazem lembranças ruins! Você tem algo precioso e não um depósito de coisas inúteis! Sempre deixe espaço para aprender coisas novas, fazer amigos, guardar cada sorriso, cada lágrima, pois isso também torna nossa vida mais saborosa. É nos Desafios que lutamos para alcançar o que achamos impossível e descobrimos a força que temos ao possuirmos Fé para perseverar!

Que tal começar agora?

* Texto escrito por minha amiga Layla Francine Lima Barbosa

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como se livrar de uma ligação de telemarketing

Cena 1:
Telemarketing: Bom dia, Sra. Maria. Lembramos que para sua segurança a ligação está sendo gravada. A senhora será presenteada com nosso cartão de crédito, com o qual você terá diversos benefícios e blá, blá, blá... Para isso gostaria de saber qual a sua renda mensal.
Eu: Eu estou desempregada no momento.
Telemarketing [insiste]: Mas a senhora não possui nenhuma outra renda?
Eu: Eu dou aula de vez em quando.
Telemarketing [a esperança é a última que morre]: E quanto mais ou menos dá a renda por mês?
Eu: Às vezes dá 50 reais, às vezes dá 200, mas tem meses que não dá nada.
Telemarketing [é...não vai dar]: Tudo bem, então voltaremos a entrar em contato em outro momento. Boa tarde!

Cena 2:
Telemarketing: Bom dia, Sra. Maria. Lembramos que para sua segurança a ligação está sendo gravada. A senhora será presenteada com nosso cartão de crédito, com o qual você terá diversos benefícios e blá, blá, blá...
Eu: Nossa, que bom que você ligou! Acabei de perder meu emprego e estou precisando de um cartão de crédito para fazer umas compras!
Telemarketing: ... [desliga sem falar nada]

Cena 3:
Telemarketing: Bom dia, gostaria de falar com a Sra. Maria.
Eu: Para falar com a Maria Fernanda, tecle 1. Para falar com a mãe dela, tecle 2. Para falar com a irmã dela, tecle 3. Para falar com o irmão dela, tecle 4. Para falar com nossos atendentes, aguarde.
Telemarketing [começa a se irritar]: Bom dia, gostaria de falar com a Sra. Maria.
Eu: No momento o ramal está ocupado, mas não desligue, sua ligação é muito importante para nós. Em pouco tempo você será atendida. [musiquinha chata]
Telemarketing [completamente irritada, mas ainda tentando manter a classe]: Por favor, a senhora poderia de parar de brincar comigo. Eu gostaria de falar com a Sra. Maria.
Eu: Ah, vocês podem fazer isso comigo, mas eu não posso? Viu como é chato isso?
Telemarketing: [desliga o telefone e provavelmente deleta o número de telefone para nunca mais ligar]


P.S.: Essas cenas aconteceram comigo e com conhecidos, qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Pra rua me levar (Ana Carolina)

Ouvi essa música enquanto assistia ao filme nacional Divã (recomendo!) e adorei a letra!


Pra Rua Me Levar

Ana Carolina

Não vou viver, como alguém que só espera um novo amor
Há outras coisas no caminho onde eu vou
As vezes ando só, trocando passos com a solidão
Momentos que são meus, e que não abro mão
Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar, e nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora


Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
Eu vou lembrar você

É mas tenho ainda muita coisa pra arrumar
Promessas que me fiz e que ainda não cumpri
Palavras me aguardam o tempo exato pra falar
Coisas minhas, talvez você nem queira ouvir
Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar, e nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora

Vou deixar a rua me levar