segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Expectativas

Certa vez li em um muro perto de casa a seguinte frase: "Não são as pessoas que nos decepcionam, somos nós que nos decepcionamos esperando algo delas".
Não me lembro quanto tempo já passou desde que li esta frase. Só sei que nunca mais a esqueci, embora tenha demorado para compreender o real sentido dela. Não que eu não soubesse interpretá-la, afinal ela é muito clara. Porém a dificuldade era de acreditar no que ela queria me dizer e realmente entender na prática a mensagem.
Nós temos a terrível mania de criar expectativas em relação às pessoas. E pior, temos a terrível mania de responsabilizar as pessoas por nossa felicidade. Aí quando as expectativas não se cumprem, é fácil culpar o outro por nossa infelicidade (leia-se: decepção).
É muito fácil dizer "fulano me decepcionou". Mas esquecemos que, muitas vezes, o tal fulano não fez nada...simplesmente ele não atendeu às expectativas que criamos. E que ele nem sabia qual eram, muito menos sabia da responsabilidade que tinha sido colocada em cima dele.
Não é fácil, mas precisamos nos responsabilizar mais por nossas decepções ao invés de ficar procurando culpados. Assim como a responsabilidade de ser feliz é só nossa, a responsabilidade de ser infeliz também é. Chega de esperar os outros mudarem para atender nossas expectativas... Que tal começar a mudança em nós mesmos? Nós somos os únicos responsáveis por nossa vida. Portanto não espere: faça sua escolha!

Um comentário:

  1. Sempre existe expectativas de duas partes e muitas vezes são diferentes, ai vemos pelo nosso ponto de vista que nao nos decepcionamos por causa da outra pessoa e sim por nós esperarmos demais delas, mas e se nos frustrarmos e a outra parte "a principio" não, como lidar com isso? Com a nossa frustração acabaremos depois de um tempo nao atendendo as expectativas da outra parte, sendo assim há decepção dos dois lados. Ai ficam mais perguntas, quem perde menos é quem se frusta primeiro? Como é dificil escrever o que se pensa!! rsrsrs Beijos

    ResponderExcluir