domingo, 28 de março de 2010

A poesia incompleta*

Muitas vezes me pego pensando na vida...pensando no que planejava ser quando crescer...e agora vejo que, já crescida, muitos desses planos não se concretizaram. Não, isso não significa que falhei ou que desisti. Mas sim que a vida muda. Num primeiro momento posso pensar “então devo viver uma vida sem planos? Sem sonhos?”. Só que aí percebo que a beleza da vida está justamente na possibilidade de reinventarmos nossa vida a qualquer momento. A graça da vida está em podermos adaptar nossos sonhos de acordo com o que a vida nos apresenta.
Quando crianças achamos que a vida é simples: crianças brincam, depois estudam, aí crescem e entram pra faculdade...depois vem a fase adulta, aí é só trabalhar, casar, ter filhos, depois netos e por aí vai...simples assim! Quando crianças achamos que existe idade certa para escolher uma profissão, para trabalhar, para namorar, para casar, para ter filhos...como se fosse um roteiro a ser seguido.
Sei que muitas vezes posso reclamar que me sinto incompleta por não ter tudo isso que imaginava ter quando crescesse...Mas como a vida me dá essa liberdade para mudar, percebo que talvez se meus planos de adolescência já tivessem se concretizados, eu já estaria casada, com filhos e sei lá mais o que. E será que eu estaria satisfeita e feliz para sempre?
A poesia da vida é justamente ela nunca ser completa...é sempre ter sonhos para buscar, planos para mudar, caminhos para escolher e seguir...A vida nos presenteia com oportunidades e pessoas a cada momento. Nossa vida é moldada maravilhosamente a cada pessoa que cruza nosso caminho, a cada oportunidade que aproveitamos ou recusamos, a cada escolha que fazemos.
E o futuro? Não devemos planejar? Sim, claro que devemos! Mas o futuro tem que ser construído a cada dia. E não se culpe se, no meio do caminho, você mudar de ideia. O importante é sempre acreditar naquilo que você busca e ir atrás, sem se preocupar com julgamentos ou cobranças de terceiros. Viva sua vida por você, afinal ninguém pode fazer isso no seu lugar.
Certa vez me disseram que futuro é resultado do seu passado e seu presente...Portanto encontre-se hoje! Conheça-se muito bem! Aproveite cada momento! Aprenda com as dores e use este conhecimento a seu favor! E lembre-se: a vida é uma poesia incompleta (graças a Deus!), mas não busque que ela se complete 100%...deixe que ela seja imperfeita, para que cada um possa trilhar seu próprio caminho, com suas próprias verdades, seus próprios sonhos...para que a vida e o futuro sejam consequência de suas ações...seja um poeta com suas imperfeições e perfeições...seja também uma poesia incompleta!

* uma singela homenagem a quem me ajudou a ver a beleza de ser uma poesia incompleta...

2 comentários:

  1. "Último Samurai" com Tom Cruise o samurai que o tomou como prisioneiro de guerra e depois como hóspede e amigo fazia algo assim. Escrevia 1 poesia sobre sua vida, mas nunca a conseguia terminá-la pq "não existia flor perfeita" e na batalha final qdo estava morrendo disse que naquele momento via que todas sempre foram perfeitas. Hj vemos nossas realizações imperfeitas, mas no futuro as veremos perfeitas.
    Vou escrever mais 1 verso da minha imperfeita poesia sem fim... Plantar mais algumas flores no meu caminho... ;)
    Beijão, moça!

    ResponderExcluir
  2. que lindo esse post, amei, me identifiquei, reli e reli. E roubei uma frase pro meu msn...rs

    ResponderExcluir