domingo, 9 de setembro de 2012

Palavras...qual é a sua?



Qual é a sua palavra? Li essa pergunta no livro “Comer, rezar, amar”. Um dos amigos que a autora fez em Roma a questionou sobre isso. Segundo ele, toda cidade e toda pessoa tem uma palavra que a define. Desde então, me questiono: qual é a minha palavra?

Várias palavras poderiam me descrever, mas não encontrei alguma que eu me empolgasse a ponto de dizer “sim, é essa!”. Também não sei se a palavra que nos define deve ser necessariamente empolgante. Não sei se deveria ser complexa ou simples. Talvez não tenha uma receita pronta para isso (o que é mais provável).

Acredito que encontrar nossa palavra envolve o sentir, não é nada racional que precise de uma explicação lógica para fazer sentido. Talvez a palavra já faça parte de nós, apenas precisa ser descoberta (ou sentida). Agora, falar sobre as palavras que definem fases ou momentos de nossa vida é mais fácil. Conseguiria criar uma lista imensa para descrever meus 32 anos de vida.

Porém se descrever é uma tarefa muito difícil, chega a ser um desafio para mim. Afinal, tem características nossas que não gostamos de assumir, aquelas características que não curtimos e que daríamos o mundo para mudá-las. Não mudamos, afinal é nossa essência, mas com o tempo aprendemos a lidar com isso e convivemos melhor com as situações.

Talvez minha palavra seja um verbo: “buscar”. No sentido mais amplo que se possa imaginar. Eu sempre estou em busca de alguma coisa, seja de melhorias internas, seja de uma qualificação, uma viagem, a realização de um sonho. Busca por respostas, por perguntas, por soluções e resoluções...uma busca que não tem fim.

Será mesmo esta a palavra? Não sei. E a incerteza é algo que me move a continuar buscando, não só a palavra (pois isso não é o mais importante)...mas buscando o que realmente faz minha vida valer a pena! E você, qual é a sua palavra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário