segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Afinal, o que é saudade?



De acordo com a definição do dicionário saudade é “recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. Nostalgia”. Porém, acredito que essa definição é superficial para quem a sente. Pois até mesmo para quem sente saudade de alguém ou de algo, é difícil traduzir esse sentimento em palavras.

Para mim saudade pode ser aquela vontade enorme de voltar ao passado e reviver algum momento marcante. É o desejo de tirar alguém da lembrança para passar mais um tempinho junto com a pessoa. É o aperto que sentimos no coração quando algo importante para nós está faltando.

Mas saudade não é só um sentimento triste. Sentir saudade pode ser motivador, pode fazer com que você corra atrás de algo que ainda dá tempo de recuperar. Seja reconquistar uma pessoa, conseguir um novo emprego, refazer aquela viagem que marcou sua vida...e muitas outras coisas.

Saudade faz parte da vida, não podemos evitá-la. O que não podemos é deixar esse sentimento nos paralisar e, assim, nos impedir de viver. Não podemos ficar reféns da saudade e viver de passado. Se você vive preso ao passado, você não vive, apenas existe e deixa o tempo passar.

É natural sentir saudade de pessoas, de lugares, de momentos. Tudo que marca nossa vida nos dá saudade e nunca esqueceremos. Nem deve ser esquecido. Mas não podemos deixar a tristeza tomar conta de nós. O passado não volta. Mas o presente está aí e o futuro estamos construindo dia após dia. Portanto não viva do passado, aproveite da melhor forma o presente e, com certeza, terá um futuro grandioso.

2 comentários:

  1. Lindo Fer... realmente saudade é indecifrável para quem sente!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Fer... realmente saudade não temos como descrever, mas você expôs muito bem... bjo

    ResponderExcluir