sábado, 26 de março de 2011

26 de março: Dia do Cacau e do Chocolate


Hoje é comemorado o Dia do Cacau e do Chocolate. Não sei quem inventou essa data e nem desde quando existe essa comemoração (juro que tentei pesquisar, mas não encontrei), porém é fato que muitos sites falam sobre essa data. Independente da origem do Dia do Cacau e do Chocolate, eu super apoio a ideia. Não preciso nem explicar os motivos pelo qual simpatizo com a data, afinal, para mim, todo dia é dia de chocolate.



Para esse dia não passar em branco (além de comer minha dose de chocolate diária) pesquisei algumas curiosidades sobre o chocolate. Aí vão algumas verdades e mitos sobre esta iguaria, que é uma das melhores coisas inventadas até hoje!

1- O Chocolate dá força:
Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro. (combatendo a anemia!)

2- O Chocolate não acaba com a pele:
O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito. (ufa!)

3- O Chocolate previne o envelhecimento:
Tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro. (será que é por isso que dizem que pareço mais nova do que sou? rsrs)

4- Chocolate traz felicidade:
O chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados. A existência da feniletilamina no chocolate estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade. (praticamente um antidepressivo natural)

5 – Chocolate alivia a TPM
Além do que já foi explicado no tópico anterior, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outros sintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses. (mais uma desculpa para comer chocolate!)

6- Chocolate não engorda
O chocolate puro tem pouca gordura e grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. (notícia ótima essa, não?)

7- Chocolate vicia?
Não, pois para ser considerado um vício, o usuário deve ter crises de abstinência quando fica sem comê-lo ou só se sentir bem quando devora uma barra. O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência ao organismo. Na verdade, o desejo incontrolável por chocolate se deve ao fato dele estimular a produção da feniletilamina, substância de ação estimulante e anti-depressiva, precursora da serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e calma, beneficiando pessoas com depressão e ansiedade. 

8- Chocolate diet engorda
Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais.  Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar, como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, meio amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, assim, menos calorias.

9- O consumo do chocolate faz bem à saúde
O chocolate: principalmente o amargo, contém alta concentração de flavonóides, substância antioxidante que combate os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Além disso, contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.


Bom...depois de escrever sobre o chocolate, nem preciso dizer que me deu uma vontade! E vamos comemorar o Dia do Chocolate! \o/

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bagagens


Há pouco tempo atrás eu acreditava que o fato de nunca ter tido um emprego fixo (até o início de 2010) era vergonhoso para alguém a beira dos 30 anos. Achava, ainda, vergonhoso ter em meu currículo várias experiências de (somente) trabalhos temporários e freelas, sendo praticamente um em cada área diferente.
Mas hoje, felizmente, mudei meu ponto de vista. Afinal, quantas pessoas eu conheço que antes dos 30 já possui a formação que eu tenho e a experiência que adquiri nas minhas graduações, pós, cursos e trabalhos? Agora, olhando para tudo isso que eu fiz até os 30 anos, eu vejo o quanto eu aprendi e como eu posso usar tudo isso a meu favor.
Não tenho do que me envergonhar, não! Tenho sim é que tirar proveito de toda essa experiência para construir meu caminho pessoal e profissional. O que antes eu achava que era um monte de pequena bagagem perdida por aí, percebi que, juntando toda essa bagagem, posso formar uma bela mala! E é o que eu estou fazendo, juntando as “pequenas” bagagens acumuladas em todos estes anos, mas sem deixar de buscar novas bagagens para deixar minha mala melhor ainda.

Obs.: Texto inspirado em palavras da minha terapeuta, Dra. Deuza Avellar, a quem eu sou agradecida por acompanhar e participar da minha mudança.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Whatever

Existem algumas palavras ou expressões que só têm sentido quando usadas em seu idioma original e, se traduzidas, não geram o mesmo “efeito”. Por exemplo, SAUDADE, é uma palavra que não possui tradução literal em nenhum idioma. Claro que você pode tentar usar um “I miss you” ou um “te extraño”. Mas nada transmite com tanta intensidade esse sentimento do que a palavra SAUDADE.
Porém existem outras que podem ter vários significados ou podem ser usadas em diversos contextos. A minha preferida é WHATEVER. Quando você está sem paciência e alguém fica enchendo querendo saber mil coisas, um WHATEVER diz tudo (na tradução mais básica: tanto faz!) .
Esse tanto faz pode ter um sentido negativo ou positivo dependendo do contexto. Pode ser usado com o objetivo de dizer “não encha o saco!” ou uma forma carinhosa (talvez até manhosa) de expressar a preguiça de decidir alguma coisa “ah! não sei, você escolhe”.  
Ou naquele momento em que você está puto com algo ou alguém e não tem mais o que dizer. WHATEVER resolve tudo (que se dane!). E como um dia um aluno me perguntou “WHATEVER é tipo...foda-se?”. Como vou dizer que ele está errado? Claro que a expressão também se encaixa nessa tradução.
WHATEVER também pode indicar indiferença. Segundo Wikipedia, pode ser usado como um bloqueio (ou melhor, um corte, um toco...), deixando a outra pessoa sem chance para uma resposta. Qualquer coisa que façam ou digam pode, simplesmente, ser ignorada/bloqueada com um poderoso WHATEVER.