quinta-feira, 15 de março de 2012

Exageros


Costumo desconfiar de tudo que é exagerado. Especialmente sentimentos, sejam sentimentos bons ou ruins. Acredito que sentimentos exagerados não são totalmente verdadeiros e não são saudáveis.

A começar pelo ciúme. Ter ciúme do que ou de quem gostamos faz parte da natureza humana, afinal um pouco de cuidado e zelo é importante. Mas quando é exagerado (principalmente quando é de outra pessoa), vira um sentimento de posse. Ciúme exagerado pode matar um relacionamento (entre casais ou amigos). Pode também ser resultado de baixa autoestima do ciumento, que por não confiar na amizade ou amor do outro, acaba sufocando e perdendo o outro com cobranças e desconfianças sem fundamento. 

Raiva exagerada, por exemplo, pode significar o oposto. Uma pessoa que diz sentir muita raiva de outra e gosta de repetir o tempo todo isso, no fundo pode esconder um amor não correspondido.  Ou ainda usa a raiva misturada com um enorme orgulho que não a deixa ir atrás do outro para fazer as pazes ou resolver alguma pendência. 

Simpatia em excesso eu também desconfio. Sabe aquela pessoa que acabou de te conhecer e já vem te chamando de “amiga” pra cá, “querida” pra lá. Em pouco tempo já te contou a vida dela (ou dos outros), já disse ter milhões de coisas em comum e por aí vão os exageros. Não existe “amizade à primeira vista”! Amizade é coisa que se conquista com o tempo, não dá para forçar a barra. Amizade não se pede, simplesmente acontece.

Amor é outra coisa que também não acontece da noite para o dia. Paixão é repentina e com o tempo pode se transformar em amor. Mas neste caso eu me refiro a relacionamentos que acontecem muito rápidos. As pessoas mal se conhecem, já dizem eu te amo um ao outro. Com poucos dias de namoro já dizem que o outro é a vida, que o amor é para sempre. E um mês depois já terminaram, ou já estão com outro ou outra fazendo as mesmas promessas de amor.

Tudo que começa muito rápido, tem grande probabilidade de acabar muito rápido também. Portanto prefiro não pecar pelo exagero. Só digo que amo, quando realmente sinto. Só digo que tal pessoa é minha melhor amiga ou melhor amigo, se isso for de coração. Não sei fingir um sentimento e não finjo só para agradar os outros. Com o tempo e minhas experiências, aprendi a desconfiar de tudo que é exagerado sim, até que me provem que o sentimento (exagerado ou não) é verdadeiro.