terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre timidez

Esse é um dos meus poemas preferidos! 




"— E você, por que desvia o olhar?

(Porque eu tenho medo de altura.

Tenho medo de cair para dentro de você. Há nos seus olhos castanhos certos desenhos que me lembram montanhas, cordilheiras vistas do alto, em miniatura. Então, eu desvio os meus olhos para amarrá-los em qualquer pedra no chão e me salvar do amor.

Mas, hoje, não encontraram pedra. Encontraram flor. E eu me agarrei às pétalas o mais que pude, sem sequer perceber que estava plantada num desses abismos, dentro dos seus olhos.)

— Ah. Porque eu sou tímida."

(Rita Apoena)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Não busque, decida!


Há uns dias atrás encontrei uma frase que dizia que:

“PAZ não significa estar em um lugar onde não tem barulho, problema ou trabalho pesado. Significa estar no meio destas coisas e ainda estar com seu coração tranquilo”. 

Poderia dizer algo parecido para definir FELICIDADE:

FELICIDADE não significa ter uma vida perfeita ou a conquista de todos os seus sonhos. Significa ser feliz aceitando e sendo quem você é, apesar de qualquer imperfeição da vida.

Alguma vez você já ouviu que a FELICIDADE não é o destino e sim o caminho?  A PAZ também não é um lugar que você alcança quando acabam os problemas ou o sofrimento. A PAZ e a FELICIDADE dependem de nossas atitudes, depende da nossa decisão todos os dias.

Fases ruins na vida todos nós temos. Nesses momentos podemos nos entregar ao sofrimento ou tentar sair dele. Como? Não existe fórmula mágica. Cada situação é diferente. Às vezes depende de nossas ações, às vezes depende de outras pessoas e às vezes depende apenas de tempo.

Porém, se conseguirmos ter a fé e a certeza de que esta fase acabará, isso contribuirá para que possamos enfrentar qualquer dificuldade com certa “tranquilidade”. E eu digo isso por experiência própria. Hoje posso dizer que tenho essa PAZ dentro de mim, que me ajuda a superar os obstáculos.

Sofro? Claro, afinal sofrimento é humano. Mas não transformo mais em desespero profundo. Se aconteceu algo que mudou meus planos, não adianta eu ficar em casa chorando e lamentando pelo que já foi. Se um caminho se fechou, não posso desistir do meu objetivo. Então procuro novos caminhos para alcançar o que desejo.

E como encontrei essa PAZ? Foi uma busca que iniciei ano passado, que envolveu meus lados espiritual e emocional. Busquei uma religião com a qual eu me identificasse, o que me fortaleceu. Além de fazer psicoterapia, o que proporcionou meu autoconhecimento e auto aceitação. 

Hoje tenho a certeza de que a fé em Deus me mostra que nada é impossível. Que se algo não aconteceu do jeito que eu queria, não significa que não irá acontecer. Pois Deus sabe, melhor que ninguém, o que está por vir. Basta confiar e entregar a vida nas mãos de Deus. Isso é a verdadeira PAZ. 

Já com a psicoterapia, aprendi que se eu não sou feliz como sou hoje, provavelmente não serei feliz quando for como acho que deveria ser. Tem coisas que não podemos e não devemos mudar em nós, faz parte de nossa essência. E depois que aprendi (e continuo aprendendo) a me aceitar, pude reconhecer com clareza minhas qualidades e meu valor. Isso é a verdadeira FELICIDADE.  

Não perca uma vida inteira buscando a PAZ e a FELICIDADE. Decida ter PAZ e ser FELIZ todos os dias!