quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sorrir é sempre o melhor remédio

Fiz um curso de relações interpessoais ano passado e uma das coisas que mais me marcou foi a atividade de elogiar os outros participantes. A partir daí parei para pensar que na correria do dia-a-dia não percebemos (ou esquecemos) quem somos realmente. E foi um simples elogio que eu recebi que me fez refletir na imagem que passo pros outros. Mas que na verdade reflete a pessoa que eu sou e apenas havia esquecido.

O objetivo da atividade era pensar numa qualidade da outra pessoa e elogiá-la a partir disso. Às vezes é difícil pensar em algo, principalmente quando não se conhece muito bem a pessoa. E é surpreendente descobrir o que estas mesmas pessoas pensam de você. Garanto que é uma sensação muito boa não só para quem recebe o elogio, mas também para quem o faz.

O que me marcou foi o que um dos colegas me disse...que ele admirava minha capacidade de estar sempre sorrindo, mesmo com tantos problemas que já enfrentei ou enfrento ainda. Que apesar de tudo, eu sempre olho para as pessoas e sorrio. E eu procuro sempre me lembrar disso quando algo me perturba ou entristece. Lembro das palavras dele e sorrio!

Confesso que não é fácil. Mas sorrir é um exercício constante. Afinal se temos algum problema, as pessoas a nossa volta não têm culpa e não merecem uma cara fechada ou alguém mal humorado por perto. Além disso, sorrir atrai boas vibrações e ajuda a enfrentar melhor os maus momentos.

Segundo Alan & Barbara Pease: “O riso anestesia o corpo, ativa o sistema imunológico, protege contra doenças, auxilia a memória, melhora o aprendizado e prolonga a vida. O humor cura”.

Portanto, sorria sempre! Não somente para ser uma pessoa agradável com os outros ou para passar uma boa imagem. Mas, principalmente, porque sorrir faz bem para você mesmo! Como diria Vinícius de Moraes: “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”.