No feriado, lembrei das aulas de administração de Turismo. Quem estudou comigo com certeza lembra do comentário preferido do professor, quando se referia às pessoas que trabalhavam nas Americanas e do "bom" atendimento destas. Ele falava: "você chega para pagar suas compras e o caixa está lá como um 2 de paus parado em sua frente".
Lembrei disso, quando eu e minha mãe fomos super "bem" atendidas por uma mocinha que estava no caixa, na útlima quinta-feira. Tá, eu sei que era feriado e ela devia estar "felicíssima" por estar trabalhando ali, enquanto muita gente viajou e outros estavam passeando no shopping ou em casa sem fazer nada. Mas eu tenho culpa?
Ela não teve a capacidade de olhar para nós na hora do atendimento. Estava olhando para o nada, com cara emburrada. Eu sei que não é legal trabalhar em pleno feriadão. Mas quando alguém se candidata a uma vaga para trabalhar num shopping, sabe desde o início que não existe feriado, fim de semana...Da mesma forma que um jornalista, um funcionário de hotel, enfermeiro, médico...
Só que cada um é livre para escolher onde quer trabalhar e a partir do momento que aceita o emprego, sabe das escalas de trabalho. E quem trabalha com público não deve descontar seu mau humor no cliente. Problemas existem, mas infelizmente no local de trabalho devemos esquecer deles, colocar um sorriso no rosto e não deixar o pessoal afetar o profissional.
Sorrir ao atender as pessoas faz bem não só para quem recebe o atendimento ou para a imagem da empresa, mas faz bem para quem sorri. Os problemas provavelmente não sumirão de uma hora para a outra só porque você sorriu. Mas sorrir faz bem para a saúde e faz a gente enfrentar a vida e os problemas de uma forma muito melhor.
Se um problema é grande demais, não pense nele. E se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?
(Ditado Tibetano)
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