Hoje é comemorado o Dia do Cacau e do Chocolate. Não sei quem inventou essa data e nem desde quando existe essa comemoração (juro que tentei pesquisar, mas não encontrei), porém é fato que muitos sites falam sobre essa data. Independente da origem do Dia do Cacau e do Chocolate, eu super apoio a ideia. Não preciso nem explicar os motivos pelo qual simpatizo com a data, afinal, para mim, todo dia é dia de chocolate.
Para esse dia não passar em branco (além de comer minha dose de chocolate diária) pesquisei algumas curiosidades sobre o chocolate. Aí vão algumas verdades e mitos sobre esta iguaria, que é uma das melhores coisas inventadas até hoje!
1- O Chocolate dá força:
Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro. (combatendo a anemia!)
2- O Chocolate não acaba com a pele:
O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito. (ufa!)
Tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro. (será que é por isso que dizem que pareço mais nova do que sou? rsrs)
4- Chocolate traz felicidade:
O chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados. A existência da feniletilamina no chocolate estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade. (praticamente um antidepressivo natural)
Além do que já foi explicado no tópico anterior, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outros sintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses. (mais uma desculpa para comer chocolate!)
6- Chocolate não engorda
O chocolate puro tem pouca gordura e grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. (notícia ótima essa, não?)
7- Chocolate vicia?
Não, pois para ser considerado um vício, o usuário deve ter crises de abstinência quando fica sem comê-lo ou só se sentir bem quando devora uma barra. O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência ao organismo. Na verdade, o desejo incontrolável por chocolate se deve ao fato dele estimular a produção da feniletilamina, substância de ação estimulante e anti-depressiva, precursora da serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e calma, beneficiando pessoas com depressão e ansiedade.
Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais. Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar, como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, meio amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, assim, menos calorias.
O chocolate: principalmente o amargo, contém alta concentração de flavonóides, substância antioxidante que combate os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Além disso, contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.
Bom...depois de escrever sobre o chocolate, nem preciso dizer que me deu uma vontade! E vamos comemorar o Dia do Chocolate! \o/