segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

30 coisas para fazer antes dos 30


Fim de ano geralmente as pessoas fazem a famosa listinha de planos para o próximo ano. Eu até iria fazer a minha, mas resolvi adaptar. Pensei nas dicas postadas aqui no texto “a mesma listinha, de novo?” e analisei minha vida. Quase nos 30 anos, pensei: “o que eu esperava da minha vida quando eu chegasse aos 30?”

Pensei nos sonhos idealizados quando ainda era adolescente. Dentre estes, lembrei dos que se concretizaram. Recordei também dos que ainda continuam sendo apenas sonhos. Portanto decidi escrevê-los, especificá-los e colocá-los como meta, com prazo para executá-los!

Pesquisando pela internet, encontrei diversas listas que se encaixavam na minha ideia, que me inspiraram para elaborar as minhas metas. Alguns dos objetivos listados aqui já concretizei, outros talvez sejam muito difíceis de se realizarem em tão pouco tempo. Enquanto que outros não se realizaram ainda por preguiça ou por alguma razão que não vem ao caso agora.

Não quero pensar em porque isso ou aquilo ainda não aconteceu. Afinal o tempo não volta atrás para consertarmos, mas pela frente temos muito tempo para alcançar nossos objetivos. E ainda tenho alguns meses antes de chegar na tão temida casa dos 30...

Eu criei minha lista de 30 coisas para fazer antes dos 30. Mas você pode criar a sua própria listinha, seja de metas para o ano novo, seja para cada mês ou semestre da sua vida. Ou até mesmo uma listinha diária com coisas simples. Porém o mais importante é colocar metas e correr atrás para que se concretizem. E quando estas forem alcançadas comemore! Mas não pare por aí, substitua essa meta alcançada por uma nova e terá uma vida repleta de realizações!

Eis a minha lista:
  1. Aprender a tocar violão (pelo menos uma música)
  2. Montar álbuns com minhas fotos de viagem, família, amigos (atualmente são só arquivos digitais)
  3. Fazer uma viagem internacional (agora programar a próxima).
  4. Comprar um carro.
  5. Dirigir na estrada (eu tinha medo, mas superei).
  6. Voar de balão.
  7. Conseguir um emprego.
  8. Criar e escrever para um blog.
  9. Fazer um documentário.
  10. Retomar meu projeto do livro de fotos do documentário e buscar meios para concretizá-lo.
  11. Morar sozinha (pelo menos por alguns meses...rs).
  12. Apaixonar-se (mais uma vez ou quantas vezes forem preciso!)
  13. Ficar com um amor platônico.
  14. Aprender a falar inglês e espanhol.
  15. Ter minha primeira turma de inglês.
  16. Aprender italiano (já comecei...e de “brinde” veio o francês junto)
  17. Fazer um curso de dança.
  18. Encontrar alguém da net.
  19. Ir pra balada de ônibus (Metamorfose em 2003!)
  20. Viajar sozinha.
  21. Terminar a segunda graduação.
  22. Visitar amigos que moram longe.
  23. Fazer um book.
  24. Sair fotografar pela cidade sem rumo. 
  25. Assistir a um show da Alanis.
  26. Ir ao cinema pelo menos uma vez ao mês.
  27. Dançar no palco (a formatura está vindo aí!)
  28. Aprender a dizer não de vez em quando.
  29. Dormir às 5h e acordar 7h pra trabalhar.
  30. Dizer eu te amo a todos que eu amo com mais frequüência. 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

a mesma listinha, de novo?

Já parou pra pensar por que sua lista de resoluções de ano novo foi esquecida ou perdida antes de Janeiro acabar? Falta de comprometimento ou preguiça? Não se culpe!

Do mesmo modo que a maioria das pessoas, nós fazemos promessas como: neste novo ano vou arrumar um emprego melhor ou vou passar mais tempo com as pessoas que eu gosto, etc. Esquecemos de analisar onde e como nossa vida está. Antes de definir e realizar metas é preciso listar nossas prioridades.

Eleja as coisas mais importantes para você, passe para o papel. Para não se mutilar com a ansiedade de querer resolver tudo e no mínimo tempo possível, seja específico e realista. Nada de ”quero emagrecer”, seja mais claro, estipule a quantidade que quer eliminar e o prazo final para isso.

Tire as tentações de vista. Por exemplo, se você quer parar de fumar ,fique longe de isqueiros e pessoas fumantes. O começo é extremamente difícil e tudo parece ser um sacrifício, mas acredite: depois da primeira semana ficará fácil e automático.

Quer realizações mais rápidas e duradouras? Compartilhe suas metas com pessoas que você sabe que serão aliados e não irão sabotar seus objetivos. Comprometer-se em público e falar o que queremos em voz alta é um ótimo exercício.

Visualize-se com as suas metas cumpridas. Quando realizar o que quer, mesmo que seja um pequenininho objetivo como “passei um dia sem fumar” ou “não critiquei ninguém hoje”, comemore, celebre! Quando nos presenteamos por nossos sacrifícios e resultados a animação aumenta!

Quer ajuda e acha que vai perder a lista de papel? Para isto existem ferramentas grátis de acompanhamentos de metas pessoais como o Joe's Goals .

Que 2010 seja incrível para você, que sua listinha esteja zerada muito antes que imagina!